sábado, 12 de junho de 2010

Conceito de Imigração


Imigração é o movimento de entrada de pessoas em outra região, com ânimo permanente ou temporário e com a intenção de estabelecer residência e/ou trabalhar. A imagem acima retrata a comemoração dos 100 anos de imigração japonesa no Brasil.

História da Imigração japonesa no Brasil



Em 18 de junho de 1908, que chegou ao porto de Santos o Kasato Maru, navio que trouxe 165 famílias de japoneses. A grande parte destes imigrantes era formada por camponeses de regiões pobres do norte e sul do Japão, que vieram trabalhar nas fazendas de café do oeste do estado de São Paulo.


O Brasil precisava de mão-de-obra estrangeira para as lavouras de café devido ao fim da escravidão, enquanto o Japão passava por um período de crise devido ao grande crescimento populacional. A economia nipônica não conseguia gerar os empregos necessários para toda população, então, para suprir as necessidades de ambos os países, foi selado um acordo imigratório entre os governos brasileiro e japonês.


Nos primeiros dez anos da imigração, aproximadamente 15 mil japoneses chegaram ao Brasil e esse número aumento devido o inicio da Primeira Guerra Mundial, pois muitos japoneses fugiam da guerra. Após a década de 40, já se tinha mais de 160 mil japoneses no Brasil. A maioria dos imigrantes preferiam o estado de São Paulo, pois nesta região já estavam formados bairros e até mesmo colônias com um grande número de japoneses.


Os imigrantes japoneses tiveram muita dificuldade em se adaptar ao Brasil. Idioma, hábitos alimentares, modo de vida e diferenças climáticas acarretaram um forte choque cultural. Com isso, muitas famílias tentavam retornar ao país de origem, porém, eram impedidas pelos fazendeiros, que eram obrigadas a cumprir o contrato de trabalho, que geralmente era desfavorável aos japoneses. Mas mesmo assim os japoneses com sua grande vontade de trabalho que trouxeram junto com eles conseguiram prosperar.


Durante o período da Segunda Guerra Mundial, os japoneses enfrentaram muitos problemas em território brasileiro. O Brasil entrou no conflito ao lado dos aliados, declarando guerra aos países do Eixo, grupo no qual o Japão era aliado. Com isso, houve o nacionalismo de vargas no qual durante os anos da guerra, a imigração de japoneses para o Brasil foi proibida e vários atos do governo brasileiro prejudicaram os japoneses e seus descendentes, com exemplo, a proibição do uso da língua japonesa e as manifestações culturais nipônicas foram consideradas atitudes criminosas.


Com o término da Segunda Guerra Mundial, as leis contrárias à imigração japonesas foram canceladas e o fluxo de imigrantes para o Brasil voltou a crescer bastante, pois a demografia e a economia do Japão estavam arrasadas devido o Japão ter saído derrotado. Neste período, além das lavouras, muitos japoneses começaram a buscar as grandes cidades para trabalharem na indústria, no comércio e no setor de serviços.


A partir do fim dos anos 80, ocorreu uma inversão do fluxo migratório entre o Brasil e Japão. Os nipo-descendentes e seus cônjuges, com ou sem ascendência japonesa, e seus filhos mestiços ou não, passaram a emigrar para o Japão à procura de melhores oportunidades de trabalho devido o Japão ter se tornado uma grande potência mundial. Estes emigrantes brasileiros são conhecidos como decasséguis. Vive no Japão mais de 300.000 brasileiros em condições legais, a grande maioria trabalhando como operários na indústria.


Juntos com portugueses, índios, africanos, italianos, espanhóis, árabes, chineses, alemães e muitos outros povos, os japoneses formam este lindo painel multicultural chamado Brasil.

Imagem: Navio Kasato Maru

Fonte: http://www.suapesquisa.com/historiadobrasil/imigracao_japonesa.htm e http://pt.wikipedia.org/wiki/Imigra%C3%A7%C3%A3o_japonesa_no_Brasil

Tradições mantidas


Foram mantidas tradições como a culinária, religião, cultura, língua. Muitas dessas tradições são praticadas não só japoneses e seus descendentes e sim por brasileiros de outras etnias e culturas diferentes.
A imagem ao lado é de um tipo de comida japonesa muito popular no Brasil, o sushi.

Regiões onde os japoneses se estabeleceram


Os japoneses se estabeleceram nas prósperas fazendas de café do oeste do estado de São Paulo, no norte do Paraná para trabalhar em atividades agrícolas, na Amazônia para trabalhar na produção de borracha, no Pará para trabalhar em plantações de pimenta.
Os japoneses foram para essas regiões, pois com o fim da escravidão, os fazendeiros precisavam de mão-de-obra para trabalhar em suas fazendas. Os imigrantes que vinham para o Brasil tinham o objetivo de acumular dinheiro trabalhando nas fazendas para ter seu próprio pedaço de terra.

Imagem: Fazendas de café do oeste Paulista

Fonte: http://www.suapesquisa.com/historiadobrasil/imigracao_japonesa.htm

Setores da economia que atuam


Antigamente, no começo de sua imigração para o Brasil, os japoneses atuavam no campo brasileiro, principalmente nos cafezais paulistas. Hoje em dia atuam bastante no certo de serviços e são um importante fator na economia brasileira. A imagem mostra o bairro japones da liberdade que fica em São Paulo. Nesse bairro tem a atuação de diversos japoneses no setor de serviços com a venda de alimentos, roupas, etc.

Contribuições para a cultura brasileira

Atualmente, o Brasil é o país com a maior quantidade de japoneses fora do Japão. Integrados à cultura brasileira, contribuem com o crescimento econômico e desenvolvimento cultural de nosso país. Os japoneses trouxeram, junto com a vontade de trabalhar, sua arte, costumes, língua, crenças e conhecimentos que contribuíram muito para o nosso país. Além disso, implantaram novas técnicas nos campos brasileiros, trouxeram as suas comidas típicas, a sua religião budista xintoísta e contribuíram de forma expressiva para a formação da mistura que é o povo brasileiro.

Imagem: Tsuru, arte japonesa feita através de dobradura de papel que é muito popular no Brasil.

Fonte:http://www.suapesquisa.com/historiadobrasil/imigracao_japonesa.htm

Discriminações sofridas no Brasil

Com a língua, os costumes, a religião, o clima, a alimentação diferente os japoneses sofreram muito preconceito vindo dos brasileiros que existem até hoje em dia. Mesmo assim, eles venceram estes problemas e prosperam. As principais causas da discriminação foram o choque cultural, que ocorreu devido às grandes diferenças nos costumes em geral, e também por causa da rivalidade entre brasileiros e japoneses gerada no período da Segunda Guerra Mundial. Embora a idéia inicial da maioria destes imigrantes fosse retornar para a terra natal, muitos optaram por fazer a vida em solo brasileiro obtendo grande sucesso.

Entrevista com imigrante